Como obter PODER!

Especialista norte-americano desvenda os segredos para quem almeja alcançar o Poder e fazer uso dele para ser bem-sucedido na vida pessoal ou profissional.

Se quer ser um poderoso chefão, executivo ou líder, considere as dicas de um dos maiores especialistas mundiais sobre o tema, Jeffrey  Pfeffer, docente na Universidade de Stanford, Estados Unidos.

Ele deu uma entrevista a revista Exame portuguesa, edição nº329, aquando do lançado do seu livro The Power, com versão portuguesa da editora Lua de Papel.

Na ocasião, o especialista, que estuda as questões relacionadas ao poder dentro das organizações há quase 30 anos, deu o seguinte conselho: uma das primeiras lições é que o bom desempenho no trabalho não garante um cargo de poder ou a longevidade na empresa. Outros factores são tão ou mais importante, como por exemplo, elogiar o chefe.

Questionados sobre os requisitos para se alcançar o poder, ele indicou: persistência e resiliência, capacidade de tolerar o conflito, muita energia, ambição e foco num conjunto limitado de objectivos.

Mas, afinal, o que dá poder além do dinheiro?

Para Pfeffer, o Poder deriva, na sua forma mais simples, de os outros dependerem de si em algo que só você pode fazer. Por isso, a experiência e o conhecimento de áreas que só você domina são fontes de poder.

Outra fonte é estar em posição em que obtêm informações e acessos exclusivos. Outra ainda é a capacidade de se comportar e de falar de forma poderosa e, desse modo, convencer os outros que devem ter confiança em ti e segui-lo.

Por outro lado, se quer ser visto como poderoso, aconselha o especialista, você precisa exibir comportamentos associados ao poder, e isso inclui, entre outras coisas, ser às vezes agressivo ou rude, ao invés de mostrar tristeza ou remorso.

Outra recomendação importante deixada pelo especialista. Se quer ser poderoso, deve comportar-se como tal mesmo quando ainda não o é, com o devido cuidado e sem exagero, claro. Isso porque, a percepção muitas vezes cria a realidade.

Não esqueça de cultivar um bom relacionamento com os chefes e pessoas no topo. Isto envolve uma quantidade razoável de bajulação para com aqueles que estão acima de ti. Não tenha medo de se promover e de promover as suas realizações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s